- Área: 182 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nico Saieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. A "residência origami" é o segundo projeto residencial localizado em um setor costeiro da região V. Afastado do mar, tem-se vista para um desfiladeiro com árvores nativas que introduz silêncio, tranquilidade e vistas da serra costeira. O pedido parte de um requisito de baixo custo, sem cair no desnecessário ou característico da ostentação, resultando em uma casa de materiais pré-fabricados e modulares, um sistema de construção rápido, que permite habitar o local em pouco tempo.
A residência está no ponto médio da encosta e voltada para o norte, seu terraço é delimitado por duas paredes que reforçam o piso regular e evitam a vista dos vizinhos ao enquadrar apenas a paisagem que é apresentada em frente à ela. Sua cobertura particular surge da ideia de origami, baseada em diferentes dobras que a separam das paredes permissivas, todas com a mesma altura, permitindo a entrada de luz nas triangulações formadas e proporcionando maior riqueza à proposta volumétrica, que atribui um caráter especial ao trabalho construído.
Seu programa interior, desenvolvido em 180 m2, contém três cômodos secundários e um principal, uma sala de estar / jantar-cozinha integrada e uma área de serviço que permite que a casa funcione normalmente. Os painéis SIP, tecnologia de construção com a qual o projeto foi desenvolvido, possuem excelente isolamento térmico para essas zonas climáticas do país. As grandes aberturas são feitas com estrutura metálica e toda a pele externa, com madeira de pinho tratada.